A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

I Conferência de Comunicação e Informação da Associação Moçambicana de Ciências da Comunicação e da Informação (ACICOM)

Julho 25, 2023 - Agosto 30, 2023

A I Conferência de Comunicação e Informação, promovida pela Associação Moçambicana de Ciências da Comunicação e da Informação (ACICOM) recebe, até o dia 30 de agosto de 2023, resumos de trabalhos a serem apresentados durante o evento híbrido a ser realizado em 6 e 7 de dezembro de 2023.

⇒ Chamada de Artigos ACCICOM (1)

O evento terá por tema “Desafios da Comunicação e da Informação em Tempos Digitais”. A conferência apresenta as seguintes temáticas:

GT 1 – GESTÃO, MEDIAÇÃO E USO DE INFORMAÇÃO

As novas tecnologias de informação e comunicação são ferramentas pelas quais a resolução de problemas torna-se cada vez mais facilitada. A partir delas, as instituições de pesquisa e de ensino, a todos os níveis, se veem diante de um novo desafio em repensarem suas práticas, com vista a fazer face e/ou a resolver problemas e desafios impostos pelas dinâmicas típicas dos tempos digitais vivenciados em diferentes lugares do mundo. Estes processos, cada vez mais presentes no quotidiano das pessoas e sua sustentabilidade depende mais da adaptação inteligente do pesquisador/académico para se impor contra o violento advento do mau uso tecnologia, particularmente nos países em desenvolvimento como Moçambique. No mesmo contexto, novas literacias e multiplataformas mediáticas desafiam as teorias, metodologias e práticas tradicionais dos diferentes atores – professores, alunos, pesquisadores, agentes e gestores dos processos educativos na busca de novos modelos de desenvolvimento sustentável.

GT 2 – COMUNICAÇÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL

Em meio a debates académicos, a necessidade de produção do conhecimento, num contexto marcado por mudanças rápidas e profundas catalisadas pelo advento dos tempos digitais, as organizações sentem-se desafiadas a repensar suas estratégias de comunicação e seus respectivos planos de comunicação para com seus stakeholders, como forma de mitigar informações falsas que podem influenciar de forma negativa ao consumo. Dos gestores da comunicação dessas organizações, por sua vez, espera-se deles que busquem melhores alternativas para aprenderem das crises, com vista a se tornarem gestores de comunicação de crises. Espera-se de académicos, especialistas e gestores de comunicação abordagens que permitam reflectir sobre os diferentes desafios, as estratégias e os modelos adoptados ou adoptáveis na comunicação organizacional em tempos de crises humanitárias. Importa, também, discutir-se sobre cultura nas suas diferentes vertentes, buscando compreender como ela medea os contextos onde as diferenças sociais são engolidas pela globalização cada vez mergulhada e engolida pelo uso massivo das tecnologias.

GT 3 – COMUNICAÇÃO, CULTURA E CONSUMO DE PUBLICIDADE

O advento das novas tecnologias, como não poderia ser diferente, também reconfigurou as práticas da publicidade e do marketing. As questões de âmbito económico, na sua peculiaridade e perspectiva mercadológica tendem, amiúde, a sobrepor-se a questões relacionadas à ética e a deontologia. Este entendimento exige uma permanente, tratando-se de um campo de saber e de actividade profissional que deve primar pelo bem-estar dos cidadãos e respeito pela dignidade humana. Alguns tópicos do interesse deste gt estão relacionados com as diferentes maneiras como se encara a publicidade e o marketing, enquanto actividade voltada ao lucro, por um lado, à satisfação e aos interesses de valor humanitário, por outro lado.

GT 4 – JORNALISMO VS. SENSACIONALISMO EM TEMPOS DIGITAIS

Os novos contextos influenciados pelo uso das tecnologias, cada vez mais desproporcionais e cuja dinâmica atingiu níveis desconfortáveis ao controlo dos governos e não só, o jornalismo esbarra, na necessidade de conciliar diferentes funções das suas acções, levando em consideração que as vidas que se vão pelo desconforto criado pelos tempos digitais não são somente de carácter estatístico. O jornalismo encontra-se, por vezes, na encruzilhada entre o dever de informar e formar os cidadãos sobre os impactos possíveis dos tempos digitais, por outro lado, e as questões relacionadas com a liberdade de imprensa e de expressão, por outro lado. Acresce-se a esses dois desafios, a acção das mídias sociais, enquanto esferas alternativas de informação e, em muitos casos, enquanto espaços de desinformação dos cidadãos. É interesse deste gt discutir questões relativas à liberdade de imprensa, aos efeitos das fake news, aos desafios do jornalismo, enquanto actividade que afecta e é afectada pelas questões sociais, políticas, económicas, culturais, entre outras, em diferentes contextos, onde a tecnologia é, de forma massiva, tomada como prioritária na resolução de problemas, particularmente a mais recente inovação tecnológica, a IA.

CRONOGRAMA

  • Data-limite para submissão de resumos: 30 de agosto de 2023
  • Divulgação dos trabalhos aceites para apresentação: 15 de setembro de 2023
  • Submissão de artigos completos: até 01 de outubro de 2023
  • Período de inscrição dos participantes sem apresentação: 01 de agosto a 10 de novembro 2023
  • Divulgação do programa: 10 de setembro de 2023

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

Proposta deverá ser enviada por via e-mail para acicommoz@gmail.com.

Os resumos submetidos devem:

  • Ser escritos em Língua Portuguesa;
  • Ter entre 250 e 300 palavras;
  • Ter entre 3 e 5 palavras-chave;
  • Apresentar de forma clara: o título, a temática, objectivo (s) do trabalho, base teórica e resultados esperados (ainda que preliminares);
  • Indicar o grupo temático (GT) do trabalho e o tipo de apresentação (póster ou comunicação individual);
  • Seguir as normas académicas APA de apresentação de artigos científicos;
  • Cada autor pode submeter, no máximo, duas propostas, desde que numa seja como autor principal e noutra, como coautor.

Todos os artigos deverão incluir uma folha de rosto autónoma de que constem os seguintes elementos: título do artigo (e subtítulo, caso se aplique), nome do autor, área de formação e/ou pesquisa/trabalho; instituição a que pertence (caso se aplique); além disso, todos os artigos devem conter necessariamente: (1) uma Introdução, que inclua, entre as outras coisas, uma nota metodológica clara e exaustiva; (2) um Capítulo de discussão teórica e de conceptualização; (3). o Desenvolvimento do problema abordado e finalmente (4) algumas Considerações conclusivas.

Os textos devem ser formatados em Times New Roman, a corpo 12, espaço 1,5. Não devem ser utilizados estilos nem formatações automáticas tais como numeração (numbering) e bolas/asteriscos (bullets). O nome do autor deve estar escrito em Times New Roman, itálico, corpo 14 e a negrito. O título de cada capítulo, inclusive do “Resumo” e das Referências bibliográficas, deve estar escrito em Times New Roman, corpo 12 e a negrito. Eventuais subcapítulos devem estar escritos em Times New Roman itálico e a corpo 12. As palavras-chave, inclusive a expressão homónima, devem estar escritas em Times New Roman, itálico e a corpo 12. Os capítulos não devem estar enumerados. As conclusões devem ser tituladas como “Reflexões conclusivas”, e a bibliografia deve ser titulada como “Referências bibliográficas”.

Os artigos não poderão exceder 10.000 palavras, incluindo, notas e bibliografia.

Para além do texto, os autores devem enviar – em português e em inglês – um resumo do artigo contendo (300 caracteres, cerca de 10 linhas) e até seis palavras-chave.

As notas deverão ser coligidas no fim do artigo (end notes) e não em rodapé (foot notes).

As palavras estrangeiras devem estar grafadas em itálico.

SUBMISSÃO DOS ARTIGOS

A proposta deverá ser enviada por via e-mail acicommoz@gmail.com, com informação do nome e contactos do autor na mensagem de e-mail, e os seguintes anexos:

  • Texto integral do artigo em formato Word;
  • Em separado, no formato Excel, todos os gráficos inseridos no texto principal e respectiva numeração e legenda;
  • Em separado, em formato JPEG ou TIF, todas as fotografias inseridas no texto principal e respectiva enumeração e legenda.

PÚBLICO-ALVO: Pesquisadores e professores; estudantes, especialistas e gestores da comunicação e público interessado.

FORMAS DE PARTICIPAÇÃO

  • Toda a forma de participação na conferência será em formato híbrido, isto é, presencial e on-line.
  • Participante com trabalho por apresentar – através de submissão de resumos através do correio electrónico acicommoz@gmail.com
  • Participante sem trabalho por apresentar – Inscrição prévia através do link a ser disponibilizado três meses antes do evento.

Detalhes

Início:
Julho 25, 2023
Fim:
Agosto 30, 2023
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
, ,

Organizador

Associação Moçambicana de Ciências da Comunicação e da Informação (ACICOM)
View Organizador Website

Local

Moçambique
Moçambique + Mapa do Google