A cooperação científica na área da comunicação em espaço lusófono nasceu das relações estabelecidas especialmente entre investigadores brasileiros e portugueses. Um dos primeiros passos marcantes para a dinâmica que se viria a criar está relacionado com a realização do primeiro Encontro Luso-Brasileiro de Ciências da Comunicação, que ocorreu na Universidade Lusófona em Lisboa. Aí se animaram os fundadores quer da Sopcom – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação quer da Lusocom – Federação Lusófona de Ciências da da Comunicação.
A partir de 1997, os encontros lusófonos adquiriram um ritmo sistemático. No ano seguinte, realizou-se assim o II Congresso da Lusocom, em Aracajú, que culminou com a constituição formal da federação. Nos dois primeiros anos, chegou a publicar-se o Jornal da Lusocom, mas a dinâmica da federação haveria de se concentrar sobretudo na realização de encontros científicos. O III Encontro voltou a realizar-se em Portugal, em 1999, na Universidade do Minho, tendo o IV ocorrido em São Vicente, no Brasil, no ano 2000.
Em 2002, a energia da Lusocom estendeu-se a Moçambique, onde se realizou, por iniciativa da Associação Moçambicana de Estudos da Comunicação (Amescom), o V Congresso Lusófono de Ciências da Comunicação. Este encontro foi também a ocasião para a renovação do Protocolo de Cooperação da Federação, que passou a integrar novas associações do espaço lusófono – a Amescom – Associação Moçambicana de Estudos de Comunicação, A Angocom – Associação Angolana de Estudos da Comunicação, e a Agacom – Asociación Galega de Investigadores e Investigadoras en Comunicación.
O VI Encontro voltou então a realizar-se em Portugal, na Universidade da Beira Interior. O VII foi organizado pela primeira vez na Galiza, em 2006, na Universidad de Santiago de Compostela. Dois anos depois, o VIII Congresso Lusófono regressou a Lisboa, à Universidade Lusófona, tendo o IX sido organizado, em 2011, pela UNIP, em São Paulo. O X Congresso aconteceu no ISCSP, Univesidade Técnica de Lisboa, entre os dias 27 e 29 de setembro de 2012. Em 2014, a Universidad de Vigo acolheu o XI Congresso, nos dias 11 e 12 de abril. Em 2016, o evento voltou a realizar-se em África, desta vez em Cabo Verde, entre os dias 28 e 30 de outubro, graças à integração da Mediacom na federação.