A Lusocom é uma confederação das associações científicas das Ciências da Comunicação dos países e comunidades de cultura e de língua luso-galego-ásio-afro-brasileira. Fundada em 1998, tem como objetivos:
- Desenvolver as Ciências da Comunicação e a investigação fundamental e interdisciplinar dos países e comunidades de cultura e de língua lusófona e galega.
- Promover e incentivar a troca do conhecimento na área das Ciências da Comunicação das organizações dos países e comunidades representadas na Lusocom.
- Incentivar a criação de redes de investigação e o intercâmbio de informação e do conhecimento na área das Ciências da Comunicação entre os investigadores das associações confederadas.
- Promover a internacionalização da investigação realizada no espaço lusófono.
- Incentivar o desenvolvimento de linhas de investigação que se distingam pela peculiaridade dos temas, das realidades e dos autores dos países e comunidades de cultura luso-galego-ásio-afro-brasileira.
- Contribuir para a criação de fóruns de debate e reflexão pluralista e interculturais sobre os problemas emergentes da Comunicação.
- Apoiar investigadores ou associações de países que, por razões da sua especificidade, solicitem ajuda para o desenvolvimento e o progresso das Ciências das Comunicação.
- Constituir-se como um espaço de representação na área das Ciências da Comunicação com expressão junto de associações de investigação e organizações políticas internacionais dos países e comunidades de cultura luso-galego-ásio-afro-brasileira.
- Criar uma cultura comum, assente no diálogo intercultural na área das Ciências da Comunicação.
- Promover as Ciências da Comunicação como um espaço essencial para o desenvolvimento de valores éticos, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de valores universais.