
11º Congresso da COMPOLÍTICA 2025
Maio 14 - Maio 16

Em 2025, a Compolítica levanta em seu congresso bianual o tema Ciência Aberta, Humanidades Digitais e monetização de dados: desafios democráticos e epistemológicos para a pesquisa em Comunicação e Política. Nesta décima primeira edição, que ocorrerá, de 14 a 16 de maio, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicapo), no Recife, o evento contará com oficinas, conferência de abertura, mesas redondas, além das tradicionais sessões dos Grupos de Trabalho (GTs).
Os resumos podem ser submetidos até o dia 15 de fevereiro de 2025.
Os resumos expandidos devem ter até 4.000 caracteres seguindo a seguinte estrutura: Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão. O envio deve ocorrer pela plataforma do Congresso.
A divulgação dos trabalhos aceitos ocorrerá em 10/03/2025 e os trabalhos completos devem ser submetidos até 20/04/2025.
E por que este tema?
Nas primeiras décadas deste século, o processo de datificação da vida se tornou intenso e afetou diversos campos da atividade humana. Novos modelos de negócios surgiram, novas formas de monetização também eclodiram e se aflorou o que vem sendo chamado de economia de dados ou capitalismo de dados. Ao mesmo tempo que esta datificação e monetização convergiam, o debate sobre as potencialidades do ambiente digital para fortalecer redes de pesquisa, circular informações, dados e conhecimento também se fortalecia.
EA concentração do poder de grandes plataformas digitais operando globalmente; a restrição cada vez mais evidente dessas corporações dificultando o acesso a dados para pesquisa; e o crescimento de sistemas de Inteligência Artificial (IA) como novos intermediários são sintomas deste cenário.
EDe modo emblemático, o lançamento, em março de 2023, do Chat GPT-4 contribuiu para a ampliação pública das discussões sobre esse fenômeno que tem se aprofundado nos últimos anos: as relações e articulações entre as ciências humanas e as tecnologias digitais. A inclusão de um mecanismo de Inteligência Artificial como referência de estudos em trabalhos científicos, ou mesmo como coautor de publicações, tem causado uma série de controvérsias.
EDe um lado, a perspectiva de evolução tecnológica e facilitação em tarefas que demorariam muito tempo. De outro, as reflexões sobre valor e significado do trabalho humano. Entender essas relações e analisar os seus impactos são alguns dos objetivos de um de se pensar o sentido de Humanidades Digitais e Ciência aberta.
Nesse sentido, o Congresso da Compolítica 2025 propõe reflexões sobre saídas para este problema que não é apenas conjuntural, mas uma nova formatação para o desenvolvimento da Ciência, e, ao mesmo tempo,pretende estimular os participantes a pensar em formas de democratizar a Ciência e o conhecimento neste contexto.