Como poderemos falar hoje de comunidades lusófonas ou de comunidade de países de língua oficial portuguesa a partir de uma visão crítica das Ciências da Comunicação? Como poderão as Ciências da Comunicação pensar estes conceitos a partir de uma perspectiva pós-colonial? Podemos falar de comunidade a partir de uma identidade de língua? De que Pátria será essa, construída ou imaginada a partir da partilha de uma língua, de que nos falava Fernando Pessoa, no seu Livro do Desassossego?
Estas perguntas instigantes estão na base do tema “Comunicação, Mídia e Jornalismo: como construir comunidades pós-coloniais?”, do XV Congresso da Lusocom – Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, que se realizará nos próximos dias 2 e 3 de setembro, em Balneário Camboriú (Santa Catarina), no Brasil.
O evento, que será organizado pela Intercom e a UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) antecede o Congresso da Intercome tem a finalidade de explorar e discutir o papel transformador que a comunicação pode exercer no desenvolvimento de comunidades que emergem de um passado colonial. (A inscrição para submissão de trabalhos e participação do XV Lusocom será a mesma inscrição para o 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação)
O evento pretende ser um espaço de reflexão crítica sobre a herança colonial na comunicação, na mídia e no jornalismo e sobre o seu poder de influenciar as narrativas contemporâneas. Através de um diálogo interdisciplinar e intercultural, o Congresso busca revisitar e reconfigurar as práticas de comunicação para que sejam mais inclusivas e representativas da diversidade das vozes no espaço lusófono.
XV Congresso da Lusocom pretende estimular novos modelos teóricos e práticos que possam ser implementados em contextos de um desenvolvimento sustentável e da consolidação de uma identidade pós-colonial coesa.
Na sua missão de estimular o intercâmbio científico e cultural e fortalecer a posição das Ciências da Comunicação no desenvolvimento de sociedades democráticas mais justas, a Lusocom pretende que esta iniciativa possibilite a construção de redes e parcerias entre acadêmicos, profissionais da comunicação e estudantes de diversos países lusófonos.
A partir destas linhas orientadoras a organização do XV Congresso da Lusocom convida todos os investigadores e atores sociais da área das Ciências Comunicação a submeter as suas propostas de comunicações, tendo por referência as seguintes temáticas:
1. Culturas da comunicação e do Jornalismo
Jornalismo e engajamento cívico;
Jornalismo ambiental e emergência climática;
Geografias da comunicação: local/global;
Perspectivas éticas da comunicação e do jornalismo nos espaços lusófonos.
2. Perspectivas lusófonas para as Ciências da Comunicação
Estudos comparados sobre comunicação nos espaços lusófonos;
Políticas de Ciências da Comunicação dos países de Língua Oficial Portuguesa;
Teorias e abordagens comunicativas de autores de língua portuguesa;
Perspectivas pós-coloniais para as ciências da Comunicação nos espaços lusófonos.
3. Comunicação, democracia e desenvolvimento
Teorias e projetos da comunicação para desenvolvimento sustentado;
Políticas comunicativas da liberdade e da expressão no espaço lusófono: regulação e derivas comunicativas;
Projetos e práticas de comunicação inclusivas;
Comunicação política: Populismo em língua portuguesa.
4. Comunicação e Interculturalidade
Políticas da comunicação e da cultura;
Lusofonias: comunidades imaginadas;
Economias políticas da comunicação e da mídia nos e entre os países de língua portuguesa;
Desafios identitários: comunicação, comunidade e interculturalidade.
5. Redes científicas
Os participantes do Congresso terão um espaço para a apresentação de propostas de projetos em Ciências da Comunicação que visem organizar-se em redes e envolver parceiros de dois ou mais países de língua oficial portuguesa.
Modelo-padrão para submissão do resumo expandido ao XV Congresso Lusocom (é obrigatório formatar o texto de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento)
CRONOGRAMA
01/05 a 17/06/2024 – Recepção dos resumos expandidos para apresentação no XV Lusocom. A submissão será via sistema da Intercom
18/06 a 24/07/2024 – Avaliação de Resumos.
25/07/2024 – Resultado dos aceites dos resumos aprovados.
01/05 a 05/08/2024 – Período de Inscrição
01/08/2024 – divulgação da programação das sessões de trabalho do XV Lusocom
Submissão do trabalho completo, após o evento, pelo template via e-mail: EM BREVE.